segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dieta líquida pode afastar obesidade e reverter diabetes

Pesquisadores descobriram que o método não apenas elimina os quilos extras, mas também combate doenças


Quem luta contra a balança já deve ter apostado na dieta líquida por algum período. Nela, o desafio é substituir pelo menos uma refeição por um shake nutritivo, porém com menos calorias. Apesar de muitas pessoas conseguirem bons resultados com o método, os nutricionistas não costumam indicá-la por acreditar que a perda de peso rápida poderia ser ruim, já que não representaria uma reeducação alimentar efetiva.
Porém, uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Gasglow com o apoio do governo escocês pode motivar os especialistas a olhar a dieta líquida de forma mais positiva. Isso porque os estudiosos escoceses descobriram que ela pode ser uma poderosa aliada não apenas contra os quilinhos a mais, mas também a problemas de saúde pública, como a obesidade e a diabetes do tipo dois.

De acordo com as informações divulgadas pelo Daily Mail na última quinzena, os 90 voluntários do programa apoiado pelo governo foram submetidos a uma dieta líquida de 800 calorias por dia durante três meses.
As refeições variavam entre doces e salgadas, mas sempre na forma líquida. Em entrevista ao jornal britânico, a enfermeira Mahri Swanson, que auxiliou os pacientes durante o período, afirmou que muitos ficaram em choque com o cardápio nos primeiros dias.
Alguns ficaram realmente com fome no começo, já que estavam acostumados a consumir até 4.000 calorias por dia. No entanto, segundo ela, a adaptação foi rápida e dentro de uma semana, a maioria dos voluntários já estava bem em relação às refeições líquidas.
Ao fim dos três meses, aproximadamente 30% dos participantes deixaram para trás entre 15 e 20 quilos, sendo que a perda de peso foi mantida durante o ano seguinte, graças a práticas saudáveis.
Além de afastar a obesidade, os pacientes tiveram melhoras em dores no corpo causadas pelo sobrepeso e, entre aqueles com diabetes do tipo dois, alguns puderam diminuir sua medicação.

Exemplo de sucesso

Um dos exemplos mais expressivos entre os voluntários é o do taxista escocês James Aitken, de 60 anos. Antes da pesquisa, ele pesava 165 quilos tendo apenas 1,67 m de altura.
Com IMC 56, ele era considerado obeso mórbido e já sofria na rotina os problemas do sobrepeso, como dores no joelho, dificuldades para exercer a profissão e outras atividades simples, como passear com o cachorro e brincar com o neto pequeno.
Ele também passou a injetar insulina para conseguir manter sua diabetes sobre controle. Ao final do estudo, ele emagreceu 38 quilos, atingindo um IMC de 43,5, e manteve o peso no ano seguinte com a ajuda de uma dieta equilibrada e visitas à academia.
As dores do joelho suavizaram e ele conseguiu reduzir significativamente a quantidade de medicamentos para a diabetes. Shake contra o colesterol Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que a dieta líquida se mostra eficaz em pesquisas.
Um estudo dinamarquês publicado em 2011 no European Journal of Clinical Nutrition concluiu que substituir as refeições por shakes é seguro e dá resultados.
Além de levar à diminuição do peso corporal, os pesquisadores notaram que ela diminui também os níveis de colesterol ruim e até alguns sintomas da asma.
Porém, é recomendado sempre fazer programas de restrição alimentar com acompanhamento profissional para garantir uma perda de peso que não prejudique a sua saúde.
O Guia Net Global agradece aos leitores e até a próxima , acesse www.guianetglobal.com.br e confira milhares de ofertas .

Nenhum comentário: